Se tem um aprendizado que posso destacar em 2020 é a capacidade de adaptação. Foi um ano intenso, repleto de mudanças, tanto internas com a mudança de hábitos e distanciamento social, quanto externas, com mudança na forma de atuar no mercado e a migração para o digital.
Vimos as redes sociais ganharem relevância e o home office sendo um novo normal. A presença digital avançando em meses, uma infinidade de cursos on-line surgindo (dos quais participei nos que foram possível), superando as barreiras de deslocamento e gerando oportunidade de participação independente do estado ou país.
Vimos a comunicação estar em destaque como a primeira entre as 10 habilidades em destaque para os profissionais (pesquisa do LinkedIn em agosto/20) e a crescente demanda por empresas de comunicação, seja ela on-line ou off-line.
Muitos projetos foram revisitados e precisaram ser adaptados ao cenário, o que nos mostrou que nada é definitivo e que tudo pode mudar a qualquer momento (esse foi outro aprendizado de 2020).
Neste ano, apesar da MAK ainda ser uma empresa nova no mercado (completa dois anos em março/2021), nos reinventamos e crescemos, ajustando processos, contratando sistemas de gestão, tanto de demanda, quanto de mídias sociais. Nossa prioridade foi a excelência no atendimento e satisfazer as necessidades dos nossos clientes. Sabemos que estamos em constante aprendizado e como 2020 nos ensinou, precisamos ter resiliência para seguir em frente e estarmos sempre em evolução, avaliando as tendências de mercado e buscando o aprimoramento constante.
Como presente neste final de ano, estamos entre as 90 empresas selecionadas para participar da Academia de Mulheres Empreendedoras – AWE Brasil, uma iniciativa da Embaixada e Consultados dos EUA e que conta com o Grupo +Unidos na implementação desta primeira edição no país.
Gratidão é a palavra que resume todos os aprendizados deste ano. Estamos preparados para fazer um 2021 com muita dedicação.
Kelen Turmina, Diretora Executiva da MAK.
Comments