Já perguntaram para você o que faz um profissional de relações-públicas? Para mim sim, muitas vezes. No começo minhas respostas eram baseadas nas áreas de atuação e buscava explicar de forma clara para quem questionava.
Vou relacionar algumas das áreas que citava (no site do Conferp tem essa informação completa e detalhada, com base na legislação):
Comunicação institucional e corporativa;
Planejamento estratégico de comunicação online e offline;
Auditoria e pesquisa de opinião pública/ imagem/ clima organizacional para fins institucionais;
Gestão de relacionamento com os públicos da organização;
Gerenciamento de crises na comunicação;
Comunicação interna/Endomarketing — dependendo da empresa a nomenclatura da função era ajustada ao plano de cargos e salário;
Eventos corporativos para fins de construção e reputação de imagem corporativa. Citando exemplos, inclusive: Convenções, Fórum, Inaugurações, Lançamentos, Coletiva de Imprensa, Eventos internos em datas comemorativas, entre outros — agora eventos on-line, rsrs;
Relações governamentais e institucionais;
Media training;
Cerimonial e protocolo.
Inclusive mencionava que nós, RPs, temos um Conselho Federal de Relações Públicas (Conferp) que regulamenta a profissão. Para enfatizar a teoria, vou destacar o trecho citado no site do Conferp e originalmente publicado no site do Conrerp4.
Com funções administrativas, estratégicas, mediadoras e políticas (Kunsch, 2003) “o profissional é responsável por planejar, implantar e gerenciar a gestão da comunicação institucional nas organizações, os relacionamentos estratégicos com os diversos públicos por meio de canais de comunicação, incluindo mídias sociais e eventos, desenvolver pesquisas e auditorias de opinião, além de relações governamentais, visando a manutenção de uma imagem positiva e garantindo a boa vontade dos públicos com relação aos seus negócios, sejam elas atividades, produtos ou serviços”.
Por que estou abordando essas informações? Na prática, hoje com mais de dois anos à frente da MAK Agência de Relações Públicas levo um conceito muito mais abrangente e que tem deixado claro o papel da agência nas soluções em comunicação desenvolvidas para os clientes.
Relações Públicas é conectar pessoas, gerando resultados.
Com base no conhecimento teórico de comunicação e das interações humanas e prático no uso de ferramentas, canais e técnicas, geramos relacionamento com os públicos (interno e externo) com objetivo de alcançar os resultados estratégicos para a empresa/cliente dentro do segmento no qual este atua.
Essa abordagem inclusive, é o slogan da MAK Agência RP: Conectar pessoas, gerando resultados. A base da atuação está em gerar relacionamento, ser empático, colocando-se no lugar do outro e atuando com verdade, solucionando a “dor” do cliente. Eu gero relacionamento a partir do momento que conheço quem sou, sei das minhas habilidades, dos pontos a melhorar e reconheço isso. O autoconhecimento é a base das relações.
Da mesma forma, a partir do momento que eu sei reconhecer as potencialidades e as aptidões dos colegas de profissão, prestigiando, indicando e valorizando o trabalho e conquistas dos mesmos. Somos profissionais de relações-públicas e a partir do momento que compreendermos e utilizamos nosso conhecimento e habilidades entre nós mesmos, ficará muito mais forte e clara a importância da nossa profissão para o mercado.
Texto originalmente escrito para o Fantástico Mundo RP
Comments